São Paulo concentra algumas das cidades mais ricas do Brasil. Além da capital, polo financeiro e industrial do país, há uma série de potências econômicas espalhadas pelas cidades do interior de SP. 

Além das riquezas naturais, fazendo da região também um polo que atrai nômades paulistanos que não aguentam mais a vida na maior cidade brasileira, seja para passar uma temporada mais extensa, seja para morar de vez. 

Abaixo, listamos 10  opções espalhadas pelo interior paulista para passar uma boa temporada – ou até mesmo viver. 

Atibaia 

Com mais de 158 mil habitantes, segundo a prévia do Censo mais recente, Atibaia é a mais rica – em termos de Produto Interno Bruto (PIB) – das cidades que compõem a região de Bragança Paulista.

Os resorts de alto padrão são o destaque mais famoso da cidade, que é vizinha a Mairiporã e Bragança

Além disso, a cidade é a terra do morango, e as festas que exaltam a fruta ocorrem em setembro e garantem uma vida turística agitada por ali. 

Juquitiba 

Com uma tímida população de pouco mais de 34 mil habitantes, Juquitiba está localizado na Região Metropolitana de São Paulo, ficando a cerca de 74 km da capital. 

Pela proximidade a São Paulo, estando a apenas 1 hora de carro, e pela riqueza em termos de natureza, Juquitiba é uma boa opção pra quem quer continuar concentrando sua vida profissional na capital, mas deseja fugir de sua rotina para morar e passar os finais de semana. 

Mairiporã

Imagem de cidade pequena cerca de morros e um rio, em dia claro
Mairiporã fica em meio aos morros da região da Cantareira

São apenas 41 km separando São Paulo de Mairiporã, cidade com vida cultural agitada. Localizado na região da Serra da Cantareira, o destino tem opções de passeios pelos morros que o cercam, além de algumas opções de cachoeiras para dias mais quentes. 

Com mais de 100 mil habitantes e bem próxima a São Paulo, Mairiporã é uma cidade mais tranquila que a capital, mas abriga problemas e rotina de grandes metrópoles. 

Mairinque 

Próxima a Sorocaba, Mairinque tem população de pouco mais de 47 mil habitantes e fica a cerca de 70 km de São Paulo, o que dá mais ou menos 1 hora de carro. 

A cidade é conhecida por ser um museu a céu aberto das antigas ferrovias sorocabanas, com uma Maria Fumaça exposta na estação ferroviária onde funciona o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana

A cidade tem vida econômica independente, embora muitos de seus moradores trabalhem em cidades vizinhas, como Sorocaba, Ibiúna e a própria São Paulo. As chácaras são numerosas em Mairinque por conta de uma boa região com boa incidência de vegetação.

São Lourenço da Serra 

Com pouco mais de 15 mil habitantes, São Lourenço da Serra faz o estilo de quem quer uma vida extremamente oposta ao que se encontra em grandes cidades. 

De rotina pacata, a cidade está ao sul de Itapecerica e fica ao lado de Embu-Guaçú, cidade vizinha a bairros como Parelheiros, no extremo sul de São Paulo. 

Para muitos São Lourenço é uma cidade dormitório, daqueles onde a maioria dos moradores ganha vida fora do município. 

O clima é frio por ser uma região na beira da Serra do Mar, com umidade alta e vegetação rica, abastecida pela zona de Mata Atlântica do estado. 

Ibiúna 

Vizinha a Vargem Grande Paulista, Cotia e próxima de Sorocaba, Ibiúna está também a menos de 1 hora de São Paulo – sem trânsito, claro. 

Com 79 mil habitantes, é conhecida pelas vinícolas e produtores de vinho locais. Ou seja, é o lugar ideal para quem deseja iniciar um negócio na região, que é boa para cultivo da uva. 

Itu

Com mais de 175 mil habitantes, Itu está situado na região próxima a Indaiatuba e Jundiaí, e embora a cidade não seja das maiores, o território do município tem ampla zona rural, com boas oportunidades para quem deseja iniciar um negócio na vida no campo. 

É uma cidade de economia independente e habita uma região economicamente forte do estado, com alta qualidade de vida e opções de moradia mais em conta do que o visto na capital. 

Jundiaí 

O município é um dos maiores e mais populosos de São Paulo, com mais de 423 mil habitantes. É uma cidade estratégica por estar entre a capital e Campinas, tendo um aeroporto próprio e sendo um excelente lugar para se viver sob diversos pontos de vista. 

O município ganhou força no recente movimentos dos nômades digitais, trabalhadores em home office que deixaram as grandes cidades – como São Paulo – em busca de qualidade de vida. 

Ou seja, Jundiaí é uma opção perfeita para você que está pensando em viver no interior. 

Araras

Imagem de cidade com um lago ao centro, cercada de casas e prédios, em dia claro de céu azul.
Araras é um município ao norte de Campinas e vizinho de Limeira.

Um pouco depois de Campinas e vizinha a Limeira, Araras é um município a cerca de 2 horas de viagem de São Paulo, com vida econômica independente e muito baseada em uma fábrica da Nestlé que reside na cidade. 

Além disso, Araras tem um Sesi e uma universidade, a Fundação Hermínio Ometto, popularmente conhecida como Uniararas

Bauru 

Próximo à divisa do Paraná, Bauru é a cidade mais populosa do centro-oeste paulista, com mais de 379 mil habitantes. 

São quase 4 horas separando São Paulo de Bauru. Ou seja, ao se mudar para lá, o paulistano cortará definitivamente sua relação com a capital, o que pode ser uma boa notícia. 

Bauru tem como principal atividade econômica o setor agroindustrial, com a região se destacando pela produção de açúcar e álcool

Com opções das mais diversas, o interior de São Paulo surge como uma opção para os moradores da principal metrópole que precisam de uma folga. Seja para passar uma temporada, seja para escolher um novo lar.